terça-feira, 25 de março de 2014

CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL


CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL

O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas à Internet e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente de sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que seus clientes conheçam seu negócio, confiem nele, e tomem a decisão de comprar a seu favor.

•   Fazer com que seus clientes conheçam seu negócio: para novas empresas ou para empresas que desejam apresentar um novo serviço ou produto, o marketing digital é um aliado muito forte. Através da internet, é possível encontrar grupos de consumidores em potencial, que se agrupam em comunidades e redes sociais e podem ser segmentados. Conhecer o negócio, nesta definição, não é apenas desenvolver um site e colocá-lo para funcionar, mas mapear os consumidores na internet, conhecer as redes das quais eles fazem parte e obter o maior número possível de informações para que a sua divulgação tenha o resultado pretendido.

•    Confiar no negócio: a internet é uma fonte de opiniões e de multiplicação delas. Assim como as mídias tradicionais, um negócio pode ser construído ou destruído através da internet, caso a empresa não adote políticas de posicionamento digital. Opiniões positivas a respeito de um produto podem ajudar a empresa a ganhar credibilidade perante os stakeholders. Uma empresa precisa ter presença digital e reputação on line, que devem ser construídas e gerenciadas, fatores fundamentais para a aquisição de confiança por parte do consumidor que busca as informações não só sobre os produtos, mas sobre a própria marca, através de fóruns, redes sociais, blogs e comunidades virtuais.

•    Tomar a decisão de compra a seu favor: este terceiro aspecto é o resultado do primeiro unido ao segundo. Daí a importância da gestão estratégica on line. Decidir a favor da empresa é um dos resultados que devem ser incluídos nos objetivos traçados no planejamento digital. Embora seja uma consequência da qual não se pode abrir mão, outros resultados, como por exemplo, o relacionamento duradouro com este cliente, também deverá fazer parte deste planejamento estratégico digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário